O Profissional Contábil no Órgão Público

Desde o surgimento da Lei Federal nº 4.320/64, o Orçamento era evidenciado como principal na execução dos orçamentos públicos, até que em 2008 foram editadas as primeiras NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e em 2009 passaram a vigorar, a Contabilidade neste momento deixou de ser coadjuvante para ser o Foco Principal das fiscalizações junto aos Órgãos Públicos.

Em 2011, entrou em vigor a ultima norma convergida até o momento, que foi a de Custos voltados à Administração Pública, a qual visa apurar as demandas dos serviços públicos e converter para o orçamento qual é o cenário real dos custos de atendimento à máquina pública e à população, podendo gerar assim relatórios gerenciais para um melhor planejamento das Peças Orçamentárias PPA – Plano Plurianual, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual.

O profissional contábil no órgão público era o profissional lá daquela salinha, onde que, as pessoas levavam os documentos e ele dava o devido encaminhamento geral de acordo com as normas vigentes.

A partir das novas legislações o Contador passa a ser o profissional fundamental para a Gestão Pública, Planejamento das Peças Orçamentárias, Geração de Relatórios, Tomadas de Decisões, sempre em conjunto com a colaboração de todas as áreas do Governo.

Para isso há a necessidade da consciência e atitudes desses Administradores Públicos para realização de concursos públicos, cursos de reciclagem para os profissionais atuantes, assessorias, consultorias, e assim poder cumprir com todas as obrigações contábeis.


É exatamente como diria o Filósofo Aristóteles: “uma andorinha só não faz verão”.


LUCIANO APARECIDO DE LIMA é bacharel em Ciências Contábeis e Pós Graduado em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC, atuante há mais de 15 anos na área de Finanças Públicas, foi Diretor de Finanças e Secretário de Finanças e Administração da Prefeitura Municipal de Paulínia, Professor Universitário na área Contábil e Palestrante na área de Finanças Públicas.

Contato:

Prof. Luciano Lima

Prof. Luciano Lima

Experiência na área de Finanças Públicas desde 1998, Prof. Luciano Lima, Mestre em Administração, Pós graduação em Gestão Pública e formação em Ciências Contábeis, compartilha e comenta informações relativas a tributos e finanças públicas municipais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A LLACT Assessoria Consultoria e Treinamentos Ltda tem como objetivo a estrutura de processos e implementação de um plano de manuseio das ações e programas das administrações públicas municipais.

Cursos

© 2022 Todos direitos reservados

Top Pular para o conteúdo