Curso 09: ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS - IPM, DIPAM E A ARRECADAÇÃO SEM ONERAR MAIS O CONTRIBUINTE

Público Alvo: Secretários(as) de Receita e Rendas, Secretários de Fazenda e de Finanças, Dirigentes Municipais da Prefeitura, Secretários Municipais de diversas áreas, Fiscais de Tributos, Agentes de Fiscalização, Auditores Fiscais, Chefes de Divisão / Diretores, Tesoureiros, Apoio Financeiro, Gestores Financeiros, Administradores, Contadores, Economistas, Escriturários, Prefeitos(as), Vice-Prefeitos(as), Vereadores, Chefes de Gabinete do Prefeito e demais servidores municipais interessados na dinâmica da apuração do Índice de Participação dos Municípios – IPM, do DIPAM e das arrecadações de tributos sem onerar mais o contribuinte.  

Objetivo: Capacitar e orientar os gestores quanto à gestão do IPM, DIPAM e Outros Tributos, melhorando a arrecadação própria e constitucional, e o gerenciamento realizado pelos(as) Secretários(as) municipais e seus agentes tributários. Conhecer os conceitos técnicos sobre a execução de cada índice que compõe o IPM e sua importância em conjunto com as diversas secretarias municipais, para melhorar a gestão dos recursos de forma a não comprometer o fechamento anual do município e atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante à Renúncias de Receitas e suas medidas de compensação.

FORMATOS: ON-LINE OU IN COMPANY
CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

Metodologia:  A metodologia é definida com a contratante, se on-line e ao vivo, ou, presencial in company, com cronograma de trabalho definido entre a municipalidade e a LLACT. Professores altamente capacitados, experientes na área de atuação que irá transferir seus conhecimentos aos servidores e agentes que participarão do treinamento. Será oferecido material de apoio e certificado, com pós curso, ficando o Palestrante/Consultor disponível por período a ser definido entre as partes para assessoramento na prática das ações a serem implementadas e melhoria do processo de forma contínua.

Top Pular para o conteúdo